quarta-feira, 17 de junho de 2015

AMOR E OBEDIÊNCIA

“Guardai, pois, todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que sejais fortes, e entreis, e possuais a terra para onde vos dirigis; para que prolongueis os dias na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a vossos pais e à sua descendência, terra que mana leite e mel. (...) Se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar o Senhor, vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, darei as chuvas da vossa terra a seu tempo, as primeiras e as últimas, para que recolhais o vosso cereal, e o vosso vinho, e o vosso azeite.”
(Deuteronômio 11:8-9, 13-14)

A cada etapa da realização do projeto de Deus em nossas vidas devemos aproveitar para refletir sobre como anda o nosso relacionamento com Ele. Para dar um novo passo nessa caminhada é importante estarmos conscientes do que é preciso fazer, se pretendemos vencer os desafios que certamente virão pela frente.

No texto em referência, Moisés apresenta resumidamente os princípios que orientam aqueles que têm uma aliança com Deus. O relacionamento do crente com o Senhor é caracterizado basicamente por dois aspectos: amor e obediência. Aqueles que amam e obedecem a Deus certamente desfrutarão das suas bênçãos.

Munidos desses princípios básicos podemos seguir sempre em segurança, ainda que haja caminhos desconhecidos à nossa frente: “mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales: da chuva dos céus beberão as águas; terra de que cuida o Senhor vosso Deus; os olhos do Senhor, vosso, Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.” (versículos 11 e 12).  

Sabendo, portanto, que pela frente não teremos só caminhos planos, mas também uma “terra de montes e de vales”, devemos seguir em frente confiando no Senhor. Os anos, assim, passarão com um misto de “facilidades e dificuldades” (ou “montes e vales”), mas podemos descansar, se firmados no amor e na obediência a Deus.  Que a nossa querida IGREJA PRESBITERIANA VILA TELEBRASÍLIA, que completa 14 anos de existência como congregação cristã, mantenha sempre o seu relacionamento com Deus pautado em AMOR E OBEDIÊNCIA.


Rev. JOÃO FIGUEIREDO DE ARAÚJO