sexta-feira, 6 de novembro de 2015

A FONTE DE TODO O BEM

“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem”.
(Salmo 127.1-2)

A dinâmica da vida envolve questões importantes do cotidiano como a família, o lugar onde moramos e o nosso trabalho. Em tudo, porém, precisamos da ajuda do Senhor, pois sem Cristo todos os nossos esforços serão inúteis na busca pelo sucesso.

Este Salmo destaca a teologia da esperança em Deus, onde todo esforço humano só encontra sentido se o Senhor fizer parte dos seus projetos. Toda inspiração pessoal e comunitária será inútil sem a boa mão do Pai. Apenas frustração será o fruto colhido por aqueles que, mesmo bem-intencionados, não têm em Deus o seu projeto de vida.

Por outro lado, se antes buscarmos o Pai, obtemos confiança e segurança, elementos fundamentais para uma vida plena e feliz. Isso não significa prescindir de esforço para nossas conquistas, pois a preguiça não é uma virtude cristã. Quer dizer apenas que seremos livres das preocupações excessivas com os resultados.

A mensagem clara do Salmo é: não importa se as pessoas se levantam cedo e trabalham até tarde da noite, não é isso que garante o sucesso. Todo êxito vem de Deus, que dará o sono repousante e o bom descanso àqueles que respondem positivamente à sua vontade. Somente o nosso Pai Todo Poderoso é A FONTE DE TODO O BEM.


Rev. JOÃO FIGUEIREDO DE ARAÚJO