sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

QUEM SE APRESSA GANHA E PERDE AO MESMO TEMPO

Todas as vezes que nos apropriamos de algo fora do tempo ganhamos e perdemos ao mesmo tempo. Quem come uma manga verde porque não ter paciência por esperar amadurecer, ganha a manga, mas perde: perde o verdadeiro sabor e principalmente a semente que se for plantada não nasce.
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: (Eclesiastes 3:1)


JOÃO FIGUEIREDO DE ARAUJO

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

TUDO O QUE SOMOS E TEMOS VEIO DA MÃO SENHOR


Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus,
porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
SENHOR, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras tu as fazes por nós.
______________  

2Co 3:5 Fp 2:13; Ef 2:10; Is 26:12;

JOÃO FIGUEIREDO DE ARAÚJO

domingo, 4 de dezembro de 2016

NÃO BUSQUE DE TERCEIROS, VÁ DIRETO NA FONTE

Mas a sabedoria, donde é que ela vem? Onde fica a fonte da inteligência?
Se alguém não tem sabedoria suficiente, peça-a a Deus, que a dá a todos de graça, sem humilhar ninguém, e ser-lhe-á dada. Mas aquele que pede deve pedir com fé, sem duvidar. Aquele que duvida é como as ondas do mar, levadas pelo vento.
Confia no Senhor de todo o teu coração: não te fies na tua própria inteligência. Apoia-te nele em tudo o que empreenderes e ele te mostrará como deves agir.
_____________
Jó 28:12; Tg 1:5,6; Pv 3:5,6

JOÃO FIGUEIREDO DE ARAÚJO

terça-feira, 29 de novembro de 2016

OVELHAS QUE VENCEM LOBOS

Quando o Senhor nos envia para o meio de lobos não revela apenas a dificuldade, mas o poder extraordinário da missão, pois no final são as ovelhas que vencem os lobos, assim como fez Jesus. “Então, vi...de pé, um Cordeiro como tendo sido morto”. Continuaremos de pé apesar das dificuldades da missão.
“Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas. (Mateus 10:16, ARA)“Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra”. (Apocalipse 5:6, ARA)


JOÃO FIGUEIREDO DE ARAÚJO

domingo, 27 de novembro de 2016

LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE

Meus irmãos, fomos chamados para a liberdade. Que essa liberdade não seja uma desculpa para seguirem os vossos maus instintos. Pelo contrário, ponham-se ao serviço uns aos dos outros, praticando o amor de Cristo. 1
Não sigas a opinião da maioria para praticar o mal. Não te deixes conduzir pela maioria, num caso judicial, para apoiares a parte que não tem razão, 2
Mas tenham cuidado! Que esta liberdade a que têm direito não seja ocasião de pecado para os mais fracos. Ofendendo estes irmãos e ferindo a sua consciência pouco esclarecida é Cristo que ofendem. 3
Nenhum de nós vive para si mesmo nem morre para si mesmo. 4

_____________
1Gal 5:13; 2Exo 23:2; 31Co 8:9,12; 4Rom 14:7

JOÃO FIGUEIREDO DE ARAUJO

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

O SENHOR NÃO TE ABANDONARÁ


O Senhor vai à tua frente, estará contigo e não te deixará nem abandonará. Portanto, não tenhas medo nem receio, nem percas a coragem."  1
Moisés respondeu-lhe: "Se tu não nos queres acompanhar, não nos obrigues a sair daqui. 2
Senhor, eu sei que ninguém é dono do seu destino; ninguém pode controlar a sua vida. 3

O Senhor mostra aos homens o seu caminho e protege aqueles que lhe agradam. Mesmo que caia, não ficará por terra, porque o Senhor lhe estenderá a mão. 4
No entanto, tenho estado sempre contigo; tu conduzes-me pela mão, guias-me ao teu convívio e hás-de receber-me com honras. 5


Com efeito, eu tenho a certeza de que näo há nada que nos possa separar do amor de Deus: Nem a morte nem a vida; nem os anjos nem outras forças ou poderes espirituais; nem o presente nem o futuro; nem as forças do alto nem as do abismo. Näo há nada nem ninguém que nos possa separar do amor que Deus nos deu a conhecer por nosso Senhor Jesus Cristo. 6
______________
1Deu 31:8; 2Exo 33:15; 3Jer 10:23; 4Sal 37:23,24; 5 Sal 73:23,24; 6Rom 8:38,39;







ROMPENDO O CICLO DO FRACASSO

Aqueles que confiam em si mesmos acabam fracassando. As boas intenções tais como "a próxima vez farei melhor" ou "nunca voltarei a fazer isso", nunca dá certo. Precisamos depositar nossa confiança em Deus e viver cada dia confiando Nele, e só assim, romperemos este ciclo de fracasso.

“Anote isso: Os homens perversos confiam em si mesmos, como fazem esses caldeus, e acabam fracassando. O justo, porém, confia em Mim e vive”! (Habacuque 2:4, VIVA)

Rev. JOÃO FIGUEIREDO DE ARAÚJO

sexta-feira, 8 de abril de 2016

NÃO É TARDE... AINDA

NÃO É TARDE... AINDA

 “Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, uma oferta de manjares e libação para o SENHOR, vosso Deus”?
(Joel 2.13-14, ARA)

Quando o fim parece iminente – quando as esperanças se esgotam... – uma voz soa trazendo a luz da esperança: convertam-se, arrependam-se, rasguem os seus corações! Reconheçam que há somente um Deus verdadeiro, e que não há felicidade no caminho do pecado. Por isso abandonem seus caminhos maus e voltem-se para o Senhor!

O chamado é urgente e necessário: “... agora mesmo...” (v.12)! Não há mais tempo a perder... É hora de abandonar as desculpas e voltar-se para Deus, reconhecendo que o abandono de suas instruções traz consequências avassaladoras para todos. Essa é a nossa última chance, e não aceitar isso significa a continuidade da tristeza e do sofrimento.

O arrependimento, no entanto, há que ser verdadeiro, pois só assim o Deus compassivo e misericordioso se voltará para nós com a sua graça salvadora. O arrependimento deve ser resultado de uma tristeza interior, um anseio, uma angústia... De um coração que assume que errou: “Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus...” (v.13a).

Somente agindo assim é que experimentamos a bondade de Deus. Ele retoma a comunhão e se torna favorável ao servo humilde e de coração quebrantado. Podemos experimentar uma colheita de bênçãos e felicidades para todo o povo, bastando para isso o arrependimento de nossos pecados. Arrependam-se! NÃO É TARDE... AINDA.


Rev. JOÃO FIGUEIREDO DE ARAÚJO

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O MOMENTO MAIS ESPECIAL DA NOSSA VIDA

“Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia”.
(Êxodo 3.2 ARA)

Não é sábio, e nem mesmo pudente, tirar conclusões pessimistas em face de circunstâncias difíceis que possamos eventualmente estar passando. A vida não pode ser medida apenas por um momento ou período ruim vivido. Deve, sim, ser considerada em toda a sua trajetória, marcada por todas as suas lutas e, principalmente, vitórias.

Na passagem acima Moisés estava já com seus oitenta anos. Com precisão e simetria, a sua vida havia sido dividida por Deus em períodos de quarenta anos. Cada parte dela foi vivenciada em realidades completamente distintas das anteriores, como podemos constatar da sua trajetória no relato bíblico.

Seus primeiros quarenta anos foram vividos em um palácio. Mesmo nascido como escravo, Moisés foi criado como filho da realeza, desfrutando de todas as benesses do império egípcio. Ele foi, por isso, ensinado na mais alta cultura da sua época, tendo tudo do bom e do melhor ao seu dispor.

Os quarenta anos que se seguiram, no entanto, foram de exílio, pobreza e coração em pedaços. A decepção dele com a vida, nesse período, está em sua oração: “Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos” (Salmos 90.10 ARA).

Numa tarde, porém, algo repentino acontece, e o cenário da sua vida se torna especial. Em uma sarça comum, envolta em chamas, Deus fala diretamente com Moisés. Como eleito de Deus, ele não estava vagando por acaso e sem rumo naquele deserto. Que o Espírito Santo, pelo Evangelho de Jesus Cristo, possa testemunhar O MOMENTO MAIS ESPECIAL DA NOSSA VIDA: quando Deus nos chama e fala ao nosso coração, por meio da sua Palavra.


Rev. JOÃO FIGUEIREDO DE ARAÚJO

sábado, 13 de fevereiro de 2016

A SALVAÇÃO COMO ALIMENTO ETERNO

“Seguia-o numerosa multidão, porque tinham visto os sinais que ele fazia na cura dos enfermos.”
(João 6.2)

Por mais frustrante que possa parecer, seremos sempre incapazes de atender todas as carências do grande número de pessoas que normalmente procuram por apoio e orientação espiritual. Muitos, assim, lotam as igrejas na busca de alívio para os mais diversos problemas existenciais, se dispondo a qualquer sacrifício para encontrar uma solução imediata para os seus problemas pessoais.

No contexto da passagem bíblica mencionada, havia cerca de 5.000 pessoas em um lugar remoto, na busca de alívio para os mais diversos males e aflições. Todos, também, estavam com fome e não havia nenhum lugar nas proximidades para se comprar comida.

A fome física e a incapacidade de satisfazê-la são imagens das necessidades espirituais deste mundo pecaminoso, que só têm solução por intermédio de Jesus Cristo. Isso tipifica o grande número de pessoas que diuturnamente buscam sua satisfação material, quando na verdade deve-se primeiramente focar no alimento que permanece para a vida eterna.

Naquela oportunidade apenas um rapaz não estava interessado na comida que Jesus poderia oferecer. Por isso mesmo ele levou o seu próprio alimento e, assim, toda a multidão foi milagrosamente suprida. Embora seja certo que o cristianismo deva prover, na medida do possível, ajuda às necessidades físicas dos mais carentes, o objetivo final deve ser sempre apresentá-los ao evangelho do Senhor Jesus, que é poderoso para dar A SALVAÇÃO COMO ALIMENTO ETERNO.


Rev. JOÃO FIGUEIREDO DE ARAÚJO