domingo, 8 de abril de 2012

ISTO É O QUE EU TINHA PARA LHES DIZER



“Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito.
Vinde ver onde ele jazia.
Ide, pois, depressa e dizei aos seus discípulos
que ele ressuscitou dos mortos
e vai adiante de vós para a Galiléia;
ali o vereis. É como vos digo!”
Mateus 28.6-7



Que boa notícia você gostaria de receber hoje? Talvez você esteja em busca de algo que possa mudar, ao menos um pouco, a sua vida para melhor. Pode ser que, como muitos, você esteja esperando ver seu nome aprovado em um concurso público. Ou talvez, como outros muitos, que tenha sido promovido no trabalho, com direito a um bom aumento no seu salário. Essas notícias, por certo, trazem alegria aos ouvidos, mas há algo muito mais fantástico na vida, quando se trata de receber boas novas.

A BOA NOVA na sua vida já aconteceu há cerca de 2.000 anos atrás, em uma manhã comum de domingo, tornando-se a realidade mais impressionante de toda a história da humanidade: CRISTO RESSUSCITOU! A maioria dos evangelistas concorda sobre o espanto que o fato por certo causou nos seguidores de Jesus. As mulheres que haviam acompanhado o seu sepultamento, e provavelmente ajudaram na remoção do corpo da cruz, são as primeiras testemunhas de que o Mestre havia ressuscitado. Alertando-as para que não tivessem medo, um Anjo lhes deu a fantástica notícia: "Ele não está aqui, porque ressuscitou como havia dito" (v. 6). E o Anjo completou a sua missão dizendo: "É como vos digo!” (v.7b), que significa literalmente: ISTO É O QUE EU TINHA PARA LHES DIZER.

Após o primeiro momento de espanto, as mesmas mulheres foram encarregadas de retransmitir a boa nova. Essa distinção foi possivelmente uma recompensa pelo carinho que tiveram por Jesus e, ao mesmo tempo, uma crítica velada aos discípulos por terem abandonado o Mestre. À mulher coube o papel de ser a indutora do pecado original do primeiro homem. A essas mulheres, agora, cabe a grande honra de serem as primeiras a crer na redenção de todas as transgressões da humanidade, o que é levado a cabo na ressurreição de Cristo.

A ressurreição de Cristo, por tudo isso, é a notícia mais incrível que o mundo já ouviu em qualquer tempo da história. Significa que, acima de tudo, há um Pai todo poderoso e que Jesus é realmente o Filho de Deus. Traduz para nós que Cristo vive desde sempre e, portanto, podemos conhecê-Lo e sermos tocados pelo seu poder. Significa também que não precisamos temer a morte, pois não estamos destinados ao esquecimento, mas sim a passar a eternidade com Deus. Alerta-nos enfim sobre a extrema importância de conhecer e aceitar Jesus enquanto há tempo e, assim, desfrutar de todos os benefícios da sua ressurreição.

Rev. JOÃO FIGUEIREDO DE ARAÚJO