segunda-feira, 6 de agosto de 2012

DO CÉU VEM SEMPRE A MELHOR NOTÍCIA

“O rei me disse: Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza do coração. Então, temi sobremaneira  e lhe respondi: viva o rei para sempre! Como não me estaria triste o rosto se a cidade, onde estão os sepulcros de meus pais, está assolada e tem as portas consumidas pelo fogo?”
(Neemias 2.2-3)

Se por um lado a boa notícia alegra o nosso coração, do outro a má notícia tem um potencial muito grande de nos deixar abatidos. A realidade é que no mundo moderno não podemos nos livrar do fluxo contínuo de informações. Elas se propagam por diversos meios e, assim, somos sempre alcançados por boas ou más novas, mesmo nos mais remotos lugares onde possamos estar.

O capítulo primeiro do livro de Neemias mostra um exemplo dessa realidade. Ali encontramos a narrativa do encontro de Neemias com Hanani, um judeu que havia chegado de Jerusalém. Neemias, ansioso por saber como estava a sua terra natal, solicitou um relatório sobre os judeus que lá tinham ficado escapando do exílio. As notícias não eram nada boas: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas” (Neemias 1.3). Essas notícias causaram grande tristeza em Neemias, que começou a chorar.

Como na época de Neemias, vivemos hoje tempos difíceis, onde as más notícias parecem ser mais abundantes do que as boas. Esposas matando maridos, esposos assassinando suas esposas e os próprios filhos, a corrupção que avança desenfreada, a miséria permanente em diversos lugares do nosso país... Além disso, ainda temos notícias de igrejas que, dizendo-se portadoras do Evangelho, estão sendo envolvidas em escândalos de toda natureza, maculando a mensagem da paz e da salvação de Jesus Cristo.

Como lidar então com essa realidade? De fato, o que vai fazer a diferença é não deixar que tudo isso nos desanime. A tristeza de Neemias, em vez de afastá-lo de Deus, o levou para mais próximo do Senhor. Ele colocou toda a sua angústia diante do trono de Deus, pedindo misericórdia e reconhecendo que tudo aquilo fora resultado de uma geração afastada de Deus. Só o Pai poderia mudar aquela história. Enquanto conversa com Deus sobre a sua dor, algo novo começou a surgir, um desejo de fazer alguma coisa para mudar a realidade. Se algo precisa ser diferente, então vamos começar por nós mesmos. E foi isso exatamente o que Neemias fez.

Precisamos aplicar essa lição em nossas vidas: as más notícias não podem nos desanimar. Qualquer tristeza decorrente delas deve servir como estímulo para fazer algo ainda mais produtivo para a obra de Deus. Aquilo que vemos e ouvimos, quando colocados diante do Senhor, servirá de motivação para avançar, e não retroceder. Nosso Deus age também nas tempestades. Aliás, há aspectos do Pai que só iremos conhecer em momentos de angústias e tristezas. Nesses momentos é que descobrimos realmente o quanto somos amados. Assim, tiremos o foco dos problemas e passemos a colocá-los diante de Deus. Quando estamos vivendo tempos difíceis, DO CÉU VEM SEMPRE A MELHOR NOTÍCIA: Jesus é o nosso Senhor.

Rev. JOÃO FIGUEIREDO DE ARAUJO